5 dicas para não deixar a ansiedade sabotar sua dieta

Truques que te ajudarão a manter uma dieta saudável, mesmo naquele dia ruim, quando tudo o que você deseja é devorar um bolo de chocolate…

Por

Você está estressada, se sente sobrecarregada pelo trabalho e hoje não avançou tanto quanto queria. Ou talvez haja algo preocupante e sua cabeça está a mil.

Provavelmente neste momento a única coisa que você pensa é atacar o chocolate com amêndoas que você tem na cozinha, ou você está com os dedos coçando para pedir uma pizza.

Descontar o estresse em guloseimas quando você se sentir estressada ou ansiosa é normal, e você não é louca se sentir que seu corpo literalmente “pede isso”.

Devorar um fast food, que geralmente tem muito açúcar (e gorduras saturadas), é como seu corpo reage para conseguir uma fuga emocional e, assim, se sentir melhor.

Pelo menos é assim no segundo que engoliu aquela fatia de pizza. Mas todos sabemos que o prazer dura pouco, e logo nos sentimos mal e com a barriga explodindo.

1. Só guarde comida saudável na sua cozinha

Qualquer desculpa é boa para atacar as sobras da comilança do dia anterior.

A maneira mais fácil de evitar quebrar a dieta é não ter acesso fácil a alimentos tentadores.

Então, quando você vai ao supermercado, tente evitar comprar alimentos que você não consegue resistir, que não fazem parte da sua dieta.

2. Pratique o “consumo consciente”

Comer conscientemente é uma prática em que você ganha consciência de seus hábitos alimentares.

Este exercício consiste em pausar por 5 minutos e refletir quando você sente um desejo emocional. Essa pausa te dá a oportunidade de tomar uma decisão diferente.

3. Mova-se!

Caminhada no parque (Foto: Shutterstock)

A melhor maneira de lidar com o estresse e a ansiedade é fazendo atividade física.

Leia também: Caminhada realmente ajuda a emagrecer?

Se você teve um dia de m##da, recomendo que você saia de casa para dar um passeio no parque. Isso ajudará você a limpar sua mente e melhorar seu humor, além de queimar algumas calorias.

4. Siga uma dieta baixa em carboidratos

Seguindo uma dieta low carb, você tem mais controle do seu apetite. Consumir gorduras e cortar o açúcar faz que seu corpo se sinta satisfeito por mais tempo.

Não ter que lutar contra a sensação de fome também tem o potencial de ajudar com problemas como dependência de açúcar ou comida. Com essa dieta, a comida pode deixar de ser um inimigo e se tornar sua amiga — ou simplesmente um combustível para o seu corpo. O que você preferir.

5. Tenha lanches saudáveis ​​à mão

Nem todas as guloseimas são ruins para sua saúde. Procure lanches saudáveis ​​que se adaptem à sua dieta e ajudem você nesses momentos de desejo.

Algumas opções podem ser: gelatina leve, frutas secas, abacates e morangos. E se quiser alguma opção um pouco mais elaborada, veja minha receita de cookie low carb ou, se tiver a fim de uma massa, meu pão de queijo low carb

Esse conversa de pão de queijo me deixou com água na boca e chegou minha hora de invadir a cozinha! =)