Está provado: atividade física te deixa mais feliz que dinheiro

💪 Mais um bom motivo pra deixar a preguiça de lado e suar a camisa!

Por

Que a atividade física faz bem para saúde, ninguém tem dúvida. Mas o que é curioso é que a atividade física, em especial a aeróbica, trás um benefício ainda mais surpreendente: felicidade.

Um estudo realizado por pesquisadores de Yale e Oxford consultou mais de 1 milhão de pessoas nos Estados Unidos para chegar a esta conclusão.

E vão além: dizem que o impacto da atividade física na felicidade das pessoas é até maior que o dinheiro.

Sobre a pesquisa

Os pesquisadores cruzaram dados de uma enorme base de dados, que continham informações sobre renda e o tipo de atividade física que faziam.

Os participantes podiam escolher entre 75 tipos diferentes de atividade física, desde cortar a grama, cuidar de crianças e fazer tarefas domésticas até levantar pesos, andar de bicicleta e correr.

A pesquisa também incluiu questões relacionadas à saúde mental dos participantes: quantos dias por mês você se sente mal por depressão, estresse ou problemas emocionais?

O exercício melhora sua saúde emocional?

Os resultados sugerem que as pessoas que realizam atividade física moderada são mais felizes que as pessoas sedentárias. Em particular, as pessoas que participaram de esportes coletivos e de ciclismo tiveram ganhos ainda maiores de saúde mental.

Em números, aqueles que se exercitam regularmente se sentem mal por 3 dias por mês em média, enquanto que para pessoas sedentárias, esse número aumenta para 5 dias.

No entanto, o exercício excessivo pode ser prejudicial para a saúde mental. Os resultados indicam que o ideal é exercitar de três a cinco vezes por semana, e deve durar entre 30 e 60 minutos.

Como você poderia ser mais feliz? Ganhando mais ou se exercitando regularmente?

Os pesquisadores descobriram que pessoas fisicamente ativas se sentem tão bem quanto aquelas que não praticam esportes, mas ganham cerca de US$ 25.000 a mais por ano (traduzindo: 8 mil reais por mês!).

Basicamente, você não precisa de mais dinheiro para ser feliz. Muito mais fácil pegar um par de tênis de ir para o parque correr. Ou, se tiver começando agora, comece com uma caminhada.