Caminhada realmente ajuda a emagrecer?

A caminhada é o exercício mais recomendado por profissionais de saúde para pessoas de toda idade para sair do sedentarismo. Mas quanto que a caminhada realmente pode te ajudar na perda de peso?

Por

A atividade física é essencial para a manutenção de um estilo de vida saudável. Pessoas que se movimentam diariamente, têm melhoras significativas nos principais indicadores de saúde, em especial para controle do peso.

Mas quanto que uma caminhada realmente é benéfica na perda de peso? Será que eu consiguirei ver algum resultado na balança, apenas com uma caminhada tranquila?

A caminhada está no topo das recomendações dos médicos e profissionais de saúde para sair do sedentarismo. Mas por que ela é tão indicada?

Primeiro, é um exercício fácil, que qualquer pessoa pode fazer, independente do condicionamento físico e idade. Você pode caminhar em qualquer lugar e não precisa investir muito. Na verdade, só precisa de uma roupa e um tênis confortáveis.

Comece com apenas 30 minutos de caminhada por dia

Um bom plano de atividade física é aquele que você pode manter ao longo da vida.

No início, quando estamos empolgados, é normal querermos fazer o máximo possível, até nos sentirmos completamente exaustos.

Não faça isso.

Você deve sentir prazer durante sua atividade física. Especialmente se tiver passado anos sem se movimentar.

Se não for algo parazeroso para você, dificilmente você conseguirá manter seu novo hábito por mais de uma semana.

O tempo ideal, conforme alguns estudos, é de 30 a 90 minutos por dia.

Comece com apenas 30 minutos, numa caminhada tranquila. Para deixar sua vida mais fácil, pode buscar algum lugar verde, agradável, para fazer sua caminhada.

Pouco a pouco, aumente a velocidade que faz a caminhada, até começar a ficar sem fôlego. Esse é o ponto ideal para perda de peso.

Se tiver um monitor cardíaco, o ideal é que você mantenha seus batimentos dentro da faixa de 60-70% da sua frequência cardíaca máxima.

Mas se não tiver um frequencímetro, existe uma forma intuitiva para descobrir se você tá na zona de queima de gordura.

O ritmo da caminhada deve ser o suficiente para que você respire de forma mais intensa que o normal. Você daria conta de conversar com um alguém, mas não teria fôlego para cantar, por exemplo.

A melhor forma de sair do sedentarismo e começar um novo hábito

Se você já nem se lembra da última vez que botou o tênis de exercício, comece devagar.

Não tente, na sua primeira semana de caminhada, encarar uma rotina de atleta.

Lembre-se de que a caminhada deve ser um exercício prazeroso, não uma tortura.

Você pode fazer seus 30 minutos de caminhada tudo de uma vez. Ou você pode dividir 15 minutos pela manhã e 15 minutos no final da tarde, por exemplo.

Para muita gente, estes 15 minutos é exatamente o tempo que você pode caminhar do trabalho até em casa.

Ou, você pode caminhar por apenas 20 minutos e subir escadas no trabalho ou em casa, se morar num apartamento num andar alto.

Seja criativo na sua forma de encaixar atividade física na sua rotina. O importante é começar e manter este hábito.

Qual distância devo fazer durante minha caminhada?

Um bom ritmo de caminhada varia em torno de 6km/h. O que equivale a percorrer 3km durante 30 minutos.

Mas tenha essa velocidade apenas como ponto de referência, já que dependerá do seu condicionamento físico atual. Talvez você já consiga entrar na sua zona de queima de gordura com um ritmo um pouco mais lento que este. Ou, talvez precise apertar um pouco o passo se já tiver num condicionamento melhor.

Algumas pessoas acham mais fácil medir pela distância percorrida. Pode ser melhor, se você tiver um percurso fixo que deseja fazer. Sair da sua casa caminhando e ir até certo ponto, por exemplo.

E daí, seu trabalho será apenas o de contar o tempo que leva para fazer este percurso.

Quantas calorias eu consigo derreter durante 30 minutos de caminhada?

Você pode esperar uma queima de cerca de 200 calorias durante uma caminhada de 30 minutos.

Se você fizer a comparação do que são 200 calorias, pode ter a sensação de que isto não é muito. De fato, se você apenas insere uma atividade física na sua rotina, sem um plano alimentar saudável, será difícil conseguir perceber na balança os benefícios de sair do sedentarismo.

Mas, se mantiver uma dieta saudável, aliada a uma rotina de exercícios de 30 minutos por dia, os benefícios são inúmeros.

Lembre-se de que você tá começando uma nova rotina de atividade física para vida! Durante todo o mês, estes números começam a aumentar e começam a realmente fazer uma grande diferença.

No final, isso equivale a um bocado de gordura “potencial” a ser derretida. Além de melhorar o metabolismo, humor e bem estar geral.

Em resumo

Uma caminhada diária de 30 minutos te ajudará a queimar cerca de 1500 calorias por semana. É um exercício seguro para qualquer idade e condicionamento físico. É barato e você pode fazer em qualquer lugar. Coloque uma roupa confortável e comece a suar a camisa!