10 bons motivos para fazer um detox de açúcar

Depois de ler este artigo, você já não vai querer mais sair por aí devorando açúcar como se fosse uma formiguinha 🐜🐜🐜

Por

Eu duvido que haja qualquer pessoa que não concorda que consumir açúcar excessivo é ruim para sua saúde.

Os médicos recomendam limitar o açúcar a menos de 10% das calorias que consumimos por dia.

No entanto, raramente estamos cientes da quantidade de açúcar que os alimentos processados ​​têm. Desta forma, em uma dieta normal, as pessoas geralmente excedem esse percentual para quase o dobro da quantidade recomendada.

Há muitos produtos que compramos no supermercado e tem açúcar, muitas vezes chamado de outra forma, escondido entre os ingredientes do rótulo: sucos, molhos, refrigerantes, biscoitos, pães, cereais, café e muito mais.

Veja também: Guia da Dieta Cetogênica para Iniciantes

Nesta nota, damos a você 10 boas razões pelas quais você deve reduzir seu consumo de açúcar e analisar um pouco mais de perto os alimentos que você adiciona ao carrinho de supermercado.

1. É viciante

O açúcar estimula a liberação de dopamina, uma substância química para se sentir bem no cérebro. O açúcar é como uma droga, quanto mais consumimos, mais queremos, o que resulta num círculo vicioso.

Veja também: 5 truques para começar (e manter) um hábito saudável

2. Pode causar ganho de peso

O número de pessoas obesas está aumentando e, em parte, está associado ao consumo excessivo de açúcar adicionado, como bebidas açucaradas. Além disso, ajuda a acumular aquela gordura abdominal muito odiada.

3. Pode aumentar o risco de doença cardíaca

A doença cardíaca é a causa número 1 de morte no mundo. O problema de consumir excesso de açúcar é que aumenta os fatores de risco de doenças cardíacas, como obesidade e altos níveis de triglicerídeos, açúcar no sangue e pressão arterial.

4. Aumenta o risco de diabetes

Nunca é tarde para começar um estilo de vida saudável (Foto: Shutterstock)

Quando você consome açúcar em excesso, seu corpo pode gerar resistência à insulina e, assim, aumentar seus níveis de açúcar no sangue.

5. Pode acelerar o processo de envelhecimento

Alimentos açucarados podem aumentar a produção de compostos prejudiciais, que aceleram o envelhecimento da pele e a formação de rugas. Além disso, há um risco aumentado de envelhecimento prematuro das células.

6. Pode causar mudanças abruptas no humor, ansiedade, depressão e irritabilidade

O consumo de açúcar leva a um aumento nos níveis de açúcar no sangue e serotonina no cérebro para se sentir bem. Quando o açúcar é removido do nosso sistema, experimentamos um “choque” que cria um ciclo de desejo compulsivo, tanto em nossos corpos como em nossas mentes. Isso não é divertido para ninguém.

Veja também: 5 dicas para não deixar a ansiedade sabotar sua dieta

7. Tira sua energia

Alimentos ricos em açúcar podem afetar negativamente seus níveis de energia, causando um aumento no açúcar no sangue, seguido por um choque. O que explica porque queremos tirar uma soneca depois de um almoço cheio de carboidratos e açúcar.

8. Pode desenvolver cárie nos seus dentes

Consumir muito açúcar é uma maneira segura de desenvolver cáries e doenças nas gengivas, assim você verá seu dentista com menos frequência se você cortar coisas doces.

9. Pode aumentar a acne

As crises hormonais causadas pelo açúcar também afetam nossa pele, pois aumenta o risco de desenvolver acne.

10. Pode aumentar o risco de câncer

Há um velho ditado: “O câncer ama o açúcar”. O consumo excessivo de açúcar promove o crescimento de células, algo bom para as células saudáveis, mas não para as células cancerígenas. Enquanto a relação é complexa e ainda não é 100% compreendida, vários estudos sugerem que a ingestão excessiva de açúcar aumenta o risco de cânceres de mama, cólon, pâncreas, colorretal e endometrial.


Então sinta-se livre para usar estas 10 razões como inspiração para uma vida longe do açúcar!