O que é o tal EMOM? O “crossfit” que você pode fazer em casa

O EMOM virou mania na gringa, mas será que a moda pega no Brasil?

Por

Antes de mais nada, EMOM, em inglês, significa “Every Minute On the Minute”. Traduzindo esta sopa de letrinhas para o português, quer dizer, “Cada Minuto No Minuto”.

Segundo os criadores, este tipo de exercício pode te ajudar a melhorar seu condicionamento físico, ao mesmo tempo que tonifica a musculatura.

Se você tem preguiça de pisar numa academia, pode experimentar este treino, que promete ser a nova versão do tradicional crossfit que pode ser feito em casa.

OK, mas como exatamente funcionam os treinos?

O treinamento do EMOM consiste em repetir um exercício várias vezes em menos de um minuto e descansar no restante do minuto. No início do segundo minuto, você repete o exercício novamente e assim por diante.

Vou dar um exemplo.

Suponha que você queira fazer um total de 60 agachamentos, dividido em 3 blocos de 20 repetições cada. No primeiro minuto, você faz as 20 repetições o mais rápido que puder e descansa o resto do 1 minuto.

Daí, depois você faz novamente as 20 repetições. Descansa. E fecha as 20 últimas repetições.

Em cada nova repetição, será mais difícil para você fazer os exercícios, então você irá atrasá-los, e terá cada vez menos tempo para descansar.

Ficou cansado só de imaginar? Ótimo, essa é a ideia! O que é original sobre este treinamento intervalado é que ele oferece uma maneira divertida de se movimentar enquanto você pratica musculação.

Eu não faço exercício … mesmo assim posso começar?

Rotinas EMOM são adaptáveis ​​a todos os tipos de condições físicas. Se um exercício é muito cansativo, basta diminuir o número de repetições.

Existem trocentos de maneiras diferentes de criar rotinas EMOM, já que elas são flexíveis e podem incorporar qualquer tipo de exercício: agachamentos, abdominais, burpees, pesos.

E mais, você pode acompanhar seu progresso, o que irá motivá-lo a melhorar um pouquinho mais a cada semana. Você só deve aumentar o número de repetições ou tornar o exercício mais complexo, gradualmente.

E porque ele tem se tornado tão popular?

Os treinamentos do EMOM são uma maneira divertida de gastar seu tempo — e podem ser feitos em casa, na academia, em qualquer lugar.

Eles te deixam motivada, aliviam o estresse e se encaixam em qualquer rotina.

Além disso, este treinamento é completo. Os intervalos rápidos vão ajudá-la a elevar a frequência cardíaca, acelerar o metabolismo … o que o torna o exercício perfeito para ajudar a eliminar a gordurinha teimosa enquanto o bumbum fica durinho.

Quero fazer! Como adiciono o EMOM à minha rotina?

Primeiro, escolha um exercício que você quer fazer. Depois, decida pelo número de repetições por minuto.

Dependendo da sua complexidade, o número de repetições pode variar bastante. Finalmente, como são exercícios feitos com alta intensidade, você provavelmente fará apenas de 3 a 5 minutos por exercício.

Finalmente, você pode combinar diversos exercícios, num mesmo treino.

Para te ajudar, dê uma olhada em apps de celular que podem facilitar sua vida. Comece pelo Seconds Pro ou o SmartWOD.

Ligue o cronômetro e comece a suar a camisa!