11 motivos por que você não está perdendo peso com a dieta low carb

Se, mesmo cortando os carboidratos, você não vê resultado na balança, veja estes 11 fatores que podem estar te sabotando…

Por

Você está se mantendo firme e forte na dieta, resistindo às tentações. Mas quando chega na balança, o peso não diminui. O que está acontecendo? A dieta não está funcionando? É culpa do metabolismo?

Se você está seguindo uma dieta low carb, ou mesmo uma dieta cetogênica, você deverá perceber a queda de peso acontecer bem rápido. Mas, se em vez disso, a balança não sai do lugar, este artigo é para você.

Primeiro, você deve entender que a perda de peso leva tempo e suas expectativas podem não ser realistas.

Perder de 0,5 a 1 quilo por semana é um objetivo realista. Algumas pessoas vão perder peso mais rápido e outras mais devagar.

Por outro lado, se passou apenas uma semana ou menos desde que você parou de perder peso, então seja paciente.

Se você se pesar todos os dias, haverá dias em que a balança diminuirá e outros dias que ela vai aumentar. Isso não significa que a dieta não está funcionando, desde que a tendência seja de queda no peso.

Se, no entanto, faz 2 ou 3 você semanas e sua balança diz que você não emagreceu nem um grama, então sim, pode haver algum fator que está impedindo você a perder peso.

Aqui está o top 11 das possíveis razões pelas quais você não está perdendo peso:

1. Você não está cortando carboidratos suficientes

Algumas pessoas são mais sensíveis aos carboidratos do que outras. Se você acha que está comendo alguns carboidratos, mas seu peso fica estagnado, talvez seja necessário reduzi-los ainda mais.

Veja também: Guia da Dieta Cetogênica para Iniciantes

Por outro lado, você pode estar comendo muitos alimentos com carboidratos sem perceber. Sair para comer fora pode ser um problema, já que você não tem controle sobre os ingredientes dos pratos.

Alguns alimentos, como molhos, doces sem açúcar, adoçantes, café torrado com açúcar, podem ter mais carboidratos do que o recomendado. É importante que você leia as informações nutricionais dos alimentos que ingere.

Outra razão pode ser que você está fazendo muitos ”dias de lixo“. Se você é propenso a ter um vício em comida ou açúcar, a trapaça pode fazer mais mal do que bem.

2. Você está consumindo muitas calorias ou comendo constantemente

Se você comer mais calorias do que consome, ganhará peso em vez de perdê-lo. Isso não significa que deva ficar passando seu dia contando calorias (chato demais). Somente ter em conta que, se ficar com dor de barriga de tanto comer, toda refeição, será difícil emagrecer.

É fácil, coma só quando estiver com fome. Não tem fome? Não coma.

Lembre-se de que é um mito que todos devem comer muitas pequenas refeições ao longo do dia. Até agora, nenhuma vantagem foi encontrada em comer refeições mais freqüentes e em porções menores.

Por outro lado, se você está com estresse emocional e come por ansiedade, leia este artigo.

Uma opção fácil e eficaz para cortar calorias é por meio de jejum intermitente. Tente não tomar café da manhã e adiar sua primeira refeição para o almoço.

3. Você está comendo muita proteína

Em uma dieta low carb, recomenda-se comer moderadamente proteína, não muitos, não muito poucos. Quanto é muito? É difícil saber.

Mas se você é um amante de carne ou laticínios, tente reduzir seu consumo. Substitua as proteínas por alimentos que contenham boas gorduras, como frutas secas, abacate e azeite de oliva, para mantê-la satisfeita.

4. Você não está exercitando

Caminhada no parque (Foto: Adobe Stock)

Enquanto o exercício não é essencial para perder peso, é uma grande ajuda! Não só porque queima calorias e ajuda a reduzir o estresse, mas também porque acelera o metabolismo.

Veja também: Dieta low carb pode ser o segredo para acelerar o metabolismo.

Se você é sedentária, tente fazer exercícios de intensidade moderada, que são ideais para queimar gordura.

Exercício, a longo prazo, pode ajudá-la a perder peso melhorando sua saúde metabólica, aumentando sua massa muscular e fazendo você se sentir incrível.

5. Você está muito estressada

Infelizmente, a alimentação saudável nem sempre é suficiente. Precisamos ter certeza de que nossos corpos funcionam de maneira ideal e que nosso ambiente hormonal é favorável.

6. Você está comendo apenas besteira

Uma dieta low carb é mais do que reduzir a ingestão de carboidratos. Você tem que substituir os carboidratos por alimentos naturais e nutritivos.

Coma carne, peixe, ovos, vegetais e gorduras saudáveis, se você precisa perder peso.

Os “doces” de baixo carboidrato devem ser consumidos ocasionalmente, não como algo de todos os dias.

Veja também: Receita de cookie low carb.

7. Você está bebendo muito álcool

Embora existam muitas bebidas alcoólicas com baixo teor de carboidratos, a forma como o corpo processa o álcool pode fazer com que você ganhe peso.

Por isso, se não conseguir resistir a uma bebida para acompanhar a refeição, tome moderadamente, somente em ocasiões especiais.

Sem contar que você fica mais propensa a quebrar a dieta.

8. Você está comendo muitas nozes ou laticínios

Os frutos secos como nozes, amêndoas ou castanhas são comidas saudávels, não há dúvidas sobre isso. Eles também são muito ricos em gordura.

No entanto, nozes são muito fáceis de exagerar. Se este for o seu caso, tente se limitar ao consumo, pois você pode estar consumindo mais calorias do que o desejado.

Outro alimento com pouco carboidrato que pode causar problemas para algumas pessoas são os laticínios. Alguns produtos, apesar de serem baixos em carboidratos, são bastante ricos em proteínas.

Proteínas, como os carboidratos, podem elevar os níveis de insulina, o que estimula o armazenamento de energia.

9. Você não está dormindo o suficiente

Vários estudos mostram que a falta de sono está ligada ao ganho de peso e obesidade.

A falta de sono pode nos fazer sentir mais fome. Também nos fará sentir cansados ​​e menos motivados para nos exercitar e nos alimentar de forma saudável.

10. Você está consumindo muitos adoçantes

Embora alguns adoçantes não tenham calorias, eles podem afetar nossos níveis de apetite.

Se você consome adoçantes diariamente ou incorporou um novo adoçante em sua dieta, tente eliminá-los por uma semana ou duas, e teste se isso não é o que está lhe impedindo de perder peso.

11. Você está tomando algum medicamento que estimula o ganho de peso

Se você observar a lista de efeitos colaterais dos medicamentos que está tomando e vê “ganho de peso” na lista, marque uma consulta com seu médico. Pode haver outro medicamento disponível que não cause ganho de peso.


Seguindo todos estes passos, e tirando proveito de nossas deliciosas receitas low carb, o resultado virá na perda de peso.